quinta-feira, 28 de junho de 2012

Educação - Notícias

SEEDUC premia os 20 alunos medalhistas da OBMEP 2011

O evento contou com a presença de diretores e familiares


A Secretaria de Estado de Educação realizou, nesta quinta-feira (28/06), na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, a cerimônia de premiação dos alunos medalhistas da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP - 2011). O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, entregou as medalhas e diplomas aos estudantes vencedores e aos diretores das respectivas escolas. Nesta edição, foram premiados 20 alunos, sendo um com medalha de ouro, oito com prata e 11 com bronze.
- É um momento singular, que se reverte de um simbolismo muito grande. Foram 18 milhões de alunos inscritos, mais de três mil contemplados, e 20 deles pertencem à rede estadual. Parece meramente um número, mas não é apenas isso. Essa singela homenagem veio a reboque da ideia de que tínhamos que valorizar o que temos de melhor. Ao passo que temos restrições, temos também muita coisa boa, que precisa ser mostrada – afirmou o secretário.

A diretora pedagógica da regional Noroeste Fluminense, Luciana Vicente, considera a Olimpíada um incentivo aos estudantes. Das escolas premiadas, quatro pertencem à regional.

- Sem dúvida, esse reconhecimento da Seeduc é um incentivo para que mais alunos participem e sejam vitoriosos. Não temos uma receita de sucesso. O segredo é ter dedicação e carinho, incentivar e mostrar aos estudantes que eles são capazes – disse Luciana Vicente.

A diretora Vicensa Maria Nunes de Oliveira, do Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin, representou o medalhista de ouro na cerimônia. Segundo ela, além de estimular o estudo da Matemática, a OBMEP revela, a cada edição, novos talentos na área.

- Nunca vivi uma coisa assim na vida. Estou emocionada como se estivesse representando um filho. Parabenizo o aluno Luiz Quirino da Costa Filho, pela bela conquista, e todos os professores, que se empenham em formar jovens cada vez mais capacitados. Até hoje, a Olimpíada só nos trouxe benefícios. Para a nossa escola, a OBMEP é um grande desafio – destacou a diretora.

A aluna Fernanda Terra Costa, do Colégio Estadual Almirante Barão de Tefé, em Santo Antônio de Pádua, foi medalhista de prata. Para ela, a premiação é uma maneira de valorizar os alunos.

- Fiquei muito nervosa, mas felizmente consegui conquistar essa medalha. Quando soube que tinha passado para a segunda fase, intensifiquei meus estudos. Ainda não decidi o que farei após concluir o Ensino Médio, mas certamente essa conquista será um grande estímulo – ressaltou a aluna.

O evento contou com a presença dos subsecretários Amaury Perlingeiro (Executivo) e Antônio Neto (Gestão da Rede e de Ensino); da assessora especial da Subsecretaria de Gestão de Ensino, Patrícia Tinoco; do diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho; do coordenador geral da OBMEP e diretor do Impa, Cláudio Landim; e do diretor geral da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, Carlos Alberto Serpa. 

O 1º Vice-Presidente do nosso grêmio estudantil, Breno Tavares, também foi um dos agraciados na cerimônia, recebendo uma Medalha de Bronze:

- Fico muito honrado de estar representando o C. E. Profª Alvina Valério da Silva em sua primeira premiação. Sei que este pode ser o primeiro passo para um futuro melhor para o nosso colégio. E como estudante de um colégio de Guapimirim, sou a prova de que jovens talentos podem surgir em qualquer lugar, até nas cidades interioranas, basta ter força de vontade e não desistir nunca! - Disse Breno, emocionado.

O 1º Vice-Presidente Breno Tavares, o Secretário Wilson Risolia, e a diretora Sônia Marinhos.


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Um direito seu!

Carteira de Estudante

A carteira de estudante é assegurada a todos os alunos regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino público ou privado, garantindo o pagamento da metade do valor cobrado para o ingresso em casas de diversões e espetáculos, praças esportivas e outros locais.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia habilita as entidades estudantis de acordo com a legislação específica e disponibiliza a lista das entidades certificadas com os respectivos modelos autorizados para a emissão da carteira de estudante.


Arquivos Relacionados:

Legislação:


DECRETO N.º 10.284, 14 DE MARÇO DE 2007 - Estabelece normas de habilitação e credenciamento de entidades para emissão de carteira de identificação estudantil e dá outras providências.

Lei N.º 10.029/2006 - Regulamenta o disposto no art. 274 da Constituição do Estado da Bahia, que trata do pagamento de ingressos por estudantes em casas de diversões e similares, revoga as Leis nos 5.894, de 27 de julho de 1990 e 6.961, de 12 de julho de 1996, e dá outras providências.


http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/105

terça-feira, 19 de junho de 2012

Fique por dentro!


O que é Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde?

Como vimos, os termos
“desenvolvimento sustentável” e “economia verde”serão amplamente discutidos durante a Rio+20, mas você sabe o que esses termos querem dizer?

Definimos como desenvolvimento sustentável o tipo de desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É um tipo de desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro, e que dá à geração atual a possibilidade de se desenvolver sem agredir o meio ambiente, dando às gerações futuras a chance de existir e viver bem de acordo com as suas necessidades. O desenvolvimento sustentável somente será alcançado quando houver planejamento e a consciência de que os recursos naturais são finitos, ou seja, que esses recursos acabam.

Já o termo economia verde permite inúmeras interpretações e o seu conceito ainda não é consensual. A ideia central desse termo é que o conjunto de processos produtivos da sociedade e as transações deles decorrentes contribuam cada vez mais para o desenvolvimento sustentável, tanto nos aspectos sociais quanto ambientais. A economia verde propõe que, além das tecnologias produtivas e sociais, sejam criados meios pelos quais fatores essenciais ligados à sustentabilidade socioambiental, hoje ignorada nas decisões econômicas, passem a ser considerados. No Brasil e em outros países, por exemplo, trabalha-se a “economia verde inclusiva” na forma de programas para promover a conservação ou recuperação ambiental, apoio a segmentos da população cuja renda se origina da reciclagem de resíduos sólidos, entre outros programas.
Na Rio+20 haverá um espaço montado para apresentar aos visitantes as principais iniciativas dos Governos sobre o desenvolvimento sustentável. Essa grande área, localizada em frente ao Riocentro e chamada de Parque dos Atletas, abrigará exposições de países estrangeiros, de organizações internacionais e do Governo brasileiro, com destaque para o Pavilhão Brasil, onde serão apresentados programas e projetos para a promoção do desenvolvimento sustentável.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

+ Empregos + Oportunidades

Aberta seleção para 900 vagas em Cursos Gratuitos na área de Construção Civil


Curso oferecido pela Petrobrás.


A Petrobrás, por meio do Centro de Integração do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, levará cursos gratuitos na área de construção civil a municípios do entorno do empreendimento.

Há oferta de 900 vagas para armador, carpinteiro, eletricista, pedreiro e pintor. Deste local, 600 vagas serão disponibilizadas em São Gonçalo, 100 em Niterói, 100 em Maricá e 100 em Cachoeiras de Macacú.

As inscrições poderão ser feitas nos postos de atendimento, gratuitamente. O candidato deve apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência dos locais indicados até o dia 15 de julho. As provas serão realizadas em 23 de junho e a divulgação do resultado ocorrerá no início de julho. Os aprovados que estiverem desempregados receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 300,00 mensais.


Essa é uma das ações do Plano de Qualificação do Centro de Integração do Comperj, que tem como objetivo capacitar e qualificar a população do entorno do empreendimento para o desenvolvimento das vocações locais, em base competitivas e sustentáveis, para a implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. A participação dos cursos que terão aulas ministradas pelo Senai, proporcionará mais chances ao participante em sua carreira profissional. Mais detalhes no site do Comperj ou pelo telefone 0800-789-001 / Opção 4.

Locais de inscrição:

- São Gonçalo:
Local: Senai - Rua Dr. Nilo Peçanha, 134 - Rodo
Horário: 9h às 18h

- Niterói:
Local: Senai - Rua General Castrioto, 460 - Barreto
Horários: 9h às 18h

- Cachoeiras de Macacu:
Local: Secretaria de Promoção Social e Trabalho - Rua Anicio Monteiro da Silva, Monteiro da Silva - Centro
Horário: 9h às 16h

- Maricá
Local: Secretaria de Educação - Prefeitura de Maricá - Rua Barcelar da Silva Bezerra - 105 - Boa Vista - Centro
Horário: 8h às 17h

Fonte: Informativo do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - COMPERJ



terça-feira, 12 de junho de 2012

O amor está no ar...


12 de Junho - Dia dos Namorados

Cartão típico do Dia dos Namorados.
O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).


A comemoração desta data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, porém de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.
Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.

História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)

No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”. 


Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Vamos Reciclar?

Reciclagem: Gesto simples que pode salvar milhões!


O Mundo precisa de sua ajuda. Se cada um fizer a sua parte,
teremos um futuro muito melhor à nossa espera.
Pessoal, devido estarmos no mês do Meio Ambiente, além de estar acontecendo no Rio de Janeiro a Conferência da ONU para um planeta mais sustentável, denominada Rio+20, o Grêmio Estudantil Unidos Pelo Alvina propõe aos moradores de Guapimirim, principalmente do bairro de Parada Modelo, a reciclagem de Garrafas Pet.


Com isso, estamos ajudando a diminuir o lixo em nossa cidade, além de incentivar a população à prática da reciclagem.


Aliás, vocês sabiam que a garrafa pet demora cerca de 400 anos para se decompor naturalmente? Por isso é muito importante fazermos isso a ajudarmos nosso planeta.


Assim, quem possui garrafas pet em casa, e que esteja fora do uso, levem até o Banco de Reciclagem do C. E. Profª Alvina Valério da Silva. Dessa maneira, você está fazendo a sua parte para um futuro melhor para o mundo e para as próximas gerações que viverão nele.


Faça sua parte! Participe!



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dia do Meio Ambiente

5 de Junho - Dia do Meio Ambiente


Preservar o meio ambiente é preservar a vida.

No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como Conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Dia Mundial do Meio Ambiente
Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.

Vamos aproveitar este dia e listar quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!
Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:


Água
  • Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.
  • Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
  • Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.



Energia
  • Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
  • Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.
  • Ar condicionado - utilize com moderação!
  • Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
  • Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.



Lixo
  • Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.

Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos. 



Transportes

As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.
  • A caminho da escola - Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!
Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também!



Dica: A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.



sexta-feira, 1 de junho de 2012

Venha Conhecer!



Pessoal, conheçam melhor nossos colaboradores do Grêmio Unidos Pelo Alvina acessando o menu Os Gremistas, criado a pouco.


Lá, você poderá acessar os perfis de todos ocupantes dos cargos do nosso Grêmio, e conhecer um pouco de sua história! Não perca tempo, vá lá!