domingo, 30 de setembro de 2012

Educação para a Vida!

Matemática e Cidadania

A formação educacional do aluno é responsabilidade das instituições de ensino, bem como a sua boa conduta, respeitando e colaborando com o próximo, diz respeito à educação moral transmitida pelos pais ou responsáveis. É verdade que na escola o aluno encontra novas experiências, através da construção de conceitos, argumentos críticos, criando uma postura independente na formação de ideias. 

A fase compreendida entre as séries iniciais e o término do ensino médio, engloba todas as mudanças ocorridas no corpo, na mente e na postura emocional do estudante, por isso a escola possui grande responsabilidade na formação do futuro cidadão. Todas as disciplinas podem contribuir nesse processo de forma satisfatória, no caso da Matemática, os fundamentos devem ser alinhados com diversas situações contextualizadas. 

Nesse processo de transformação entre a infância e a adolescência, os jovens não possuem maturidade, mas suas mentes estão abertas a espera de informações. Uma educação voltada para os moldes da cidadania contribuirá intensamente para a formação de indivíduos capazes de promover mudanças. Mostre aos alunos a importância da cidadania, a boa relação entre os membros de uma sociedade somente é possível a partir do momento que todos saibam de seus direitos e deveres. Nesse caso, a ajuda da Matemática criará vínculos com o contexto político do Brasil e a forma de economia adotada por nossos governantes.

O pagamento de impostos é obrigatório no país, pois todo o dinheiro arrecadado é utilizado para gerir a esfera política e também retornar na forma de serviços públicos, como construções e manutenção de estradas, hospitais, segurança, educação, programas sociais, previdência social entre outros. O professor deverá mostrar ao aluno como é arrecadado o dinheiro pelo governo, para isso o desenvolvimento de um trabalho de campo será primordial. 


Sugira que eles calculem os impostos pagos referentes aos produtos da cesta básica, mas para isso precisaremos consultar a Secretaria de Estado da Fazenda a fim de obter os valores dos impostos, pois eles variam de acordo com o Estado e o produto. Por exemplo, vamos determinar que em um estado o valor do ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias) relativo aos produtos de gênero alimentício equivale a 8%.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Promovendo Cultura!

1º Festival de Bandas acontecerá em Guapimirim

No próximo sábado, dia 22 de Setembro, à partir das 9:30h, ocorrerá na quadra do Colégio Estadual Cortume Carioca, o 1º Festival de Bandas de nossa região, com grupos de nossa cidade e de cidades vizinhas, como Magé, Teresópolis e Piabetá


Endereço: Rua Albertino Lopes Xavier, sn - Iconha - Guapimirim.

Não percam!!!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Comemore conosco!

União Municipal dos Estudantes de Guapimirim faz 2 anos de existência

A UMES-GUAPI (União Municipal dos Estudantes de Guapimirim) é uma entidade que tem por objetivo representar todos os estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, de cursos pré-vestibulares, profissionalizantes e universidades das redes públicas, municipal, estadual e privada de Guapimirim.

Tem como missão lutar pela democracia permanente, dentro e fora da escola; Defender os interesses dos alunos; Incentivar a cultura literária, artística e desportiva.

A UMES-GUAPI foi fundada em 07 de setembro de 2010. Assim, nesta sexta-feira, ela completará 2 anos, e pedimos a presença de todos neste evento que marca o início da verdadeira democratização e inserção da cidadania em nosso município. Venha participar!


Participe você também desta festa da cidadania!

Uma disputa sadia!

1ª Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas - OBFEP 2012 - acontece amanhã

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas - OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular. A OBFEP de um ponto de vista mais geral, se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes; visa-se, assim, o uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade, podendo-se citar como objetivos gerais:
  1. Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica;
  2. Promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência;
  3. Ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais;
  4. Ampliar canais de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas e escola públicas;
  5. Fomentar a integração entre escola e comunidade.
Neste ano de 2012, acontece a primeira edição da OBFEP. Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT é, a partir deste ano, um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Destinado ao ensino médio e ao último ano do ensino fundamental a OBFEP conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e o apoio do Ministério de Educação (MEC).

A OBFEP 2012, conforme o Regulamento, terá duas fases; a primeira que acontecerá no dia 04 de setembro (extraordinariamente, no CEPAVS, será amanhã, dia 05) nas escolas, será teórica e objetiva; a segunda fase ocorrerá em 10 de novembro (sábado), será discursiva, terá uma parte teórica e uma parte prática e será aplicada nos Centros de Aplicação. Em cada fase a prova será específica para a série que o aluno estiver cursando no ano de 2012, havendo três níveis:
  • Nível A: para estudantes que estiverem cursando em 2012 o 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Nível B: para estudantes que estiverem cursando em 2012 as 1ª e 2ª séries do Ensino Médio;
  • Nível C: para estudantes que estiverem cursando em 2012 a. 3ª série do Ensino Médio.


Estudem!! Todos concorrem a medalhas e outros prêmios!!!