quinta-feira, 28 de junho de 2012

Educação - Notícias

SEEDUC premia os 20 alunos medalhistas da OBMEP 2011

O evento contou com a presença de diretores e familiares


A Secretaria de Estado de Educação realizou, nesta quinta-feira (28/06), na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, a cerimônia de premiação dos alunos medalhistas da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP - 2011). O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, entregou as medalhas e diplomas aos estudantes vencedores e aos diretores das respectivas escolas. Nesta edição, foram premiados 20 alunos, sendo um com medalha de ouro, oito com prata e 11 com bronze.
- É um momento singular, que se reverte de um simbolismo muito grande. Foram 18 milhões de alunos inscritos, mais de três mil contemplados, e 20 deles pertencem à rede estadual. Parece meramente um número, mas não é apenas isso. Essa singela homenagem veio a reboque da ideia de que tínhamos que valorizar o que temos de melhor. Ao passo que temos restrições, temos também muita coisa boa, que precisa ser mostrada – afirmou o secretário.

A diretora pedagógica da regional Noroeste Fluminense, Luciana Vicente, considera a Olimpíada um incentivo aos estudantes. Das escolas premiadas, quatro pertencem à regional.

- Sem dúvida, esse reconhecimento da Seeduc é um incentivo para que mais alunos participem e sejam vitoriosos. Não temos uma receita de sucesso. O segredo é ter dedicação e carinho, incentivar e mostrar aos estudantes que eles são capazes – disse Luciana Vicente.

A diretora Vicensa Maria Nunes de Oliveira, do Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin, representou o medalhista de ouro na cerimônia. Segundo ela, além de estimular o estudo da Matemática, a OBMEP revela, a cada edição, novos talentos na área.

- Nunca vivi uma coisa assim na vida. Estou emocionada como se estivesse representando um filho. Parabenizo o aluno Luiz Quirino da Costa Filho, pela bela conquista, e todos os professores, que se empenham em formar jovens cada vez mais capacitados. Até hoje, a Olimpíada só nos trouxe benefícios. Para a nossa escola, a OBMEP é um grande desafio – destacou a diretora.

A aluna Fernanda Terra Costa, do Colégio Estadual Almirante Barão de Tefé, em Santo Antônio de Pádua, foi medalhista de prata. Para ela, a premiação é uma maneira de valorizar os alunos.

- Fiquei muito nervosa, mas felizmente consegui conquistar essa medalha. Quando soube que tinha passado para a segunda fase, intensifiquei meus estudos. Ainda não decidi o que farei após concluir o Ensino Médio, mas certamente essa conquista será um grande estímulo – ressaltou a aluna.

O evento contou com a presença dos subsecretários Amaury Perlingeiro (Executivo) e Antônio Neto (Gestão da Rede e de Ensino); da assessora especial da Subsecretaria de Gestão de Ensino, Patrícia Tinoco; do diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho; do coordenador geral da OBMEP e diretor do Impa, Cláudio Landim; e do diretor geral da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, Carlos Alberto Serpa. 

O 1º Vice-Presidente do nosso grêmio estudantil, Breno Tavares, também foi um dos agraciados na cerimônia, recebendo uma Medalha de Bronze:

- Fico muito honrado de estar representando o C. E. Profª Alvina Valério da Silva em sua primeira premiação. Sei que este pode ser o primeiro passo para um futuro melhor para o nosso colégio. E como estudante de um colégio de Guapimirim, sou a prova de que jovens talentos podem surgir em qualquer lugar, até nas cidades interioranas, basta ter força de vontade e não desistir nunca! - Disse Breno, emocionado.

O 1º Vice-Presidente Breno Tavares, o Secretário Wilson Risolia, e a diretora Sônia Marinhos.


Um comentário:

  1. Essa premiação a cada edição desvenda novos talentos nesta área nos mais diversos rincões deste país. É com muito orgulho que neste evento conduzi o aluno Breno Tavares para receber de nosso Secretário Estadual de Educação Wilson Risolia sua medalha da OBMEP 2011.
    Nossa escola aparece aqui dentre as milhares inscritas e isso é motivo de muito orgulho para toda a equipe do C.E.Professora Alvina Valério da Silva.Parabéns à Seeduc por essa brilhante parceiria.

    Soninha

    ResponderExcluir

Comente e expresse sua opinião sobre a publicação acima!