sábado, 7 de julho de 2012

Cultura a todo vapor!

     1ª Semana de Arte do Rio de Janeiro recebe alunos
                  do C. E. Profª Alvina Valério da Silva

Os 4 mil metros quadrados do Armazém 4 do Píer Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro, foi do dia 3 até o dia 6 (sexta-feira), palco da 1ª Semana de Arte das escolas públicas estaduais. A proposta pedagógica do evento, promovido pela Secretaria Estadual de Educação, é que os alunos tenham acesso a vários tipos de manifestações artísticas, muitas das quais eles não têm contato em seu cotidiano.



As diretoras do C. E. Profª Alvina Valério da Silva,
Sônia e Ivone, com Wilson Risolia.

A Semana de Arte reuniu cerca de 10 mil alunos das 1.358 escolas de todo o estado, durante os quatro dias de programação. Além da exposição de trabalhos feitos por alunos e professores, houve apresentações de dança, música, artes visuais, teatro e feira de livros, com participação tanto de estudantes quanto de artistas contratados pela secretaria.

O secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, que participou da abertura do evento, explicou que o projeto começou a ser pensado no início de 2011, a partir de uma pesquisa realizada pela própria secretária com alunos das escolas estaduais e seus responsáveis que mostrou que os jovens não possuem o hábito da leitura.
De acordo com Risolia, a pesquisa apontou que 90% dos estudantes dos 92 municípios do estado estão conectados às redes sociais, mas não têm o hábito de ler um livro a cada cinco anos. “Essa semana foi pensada dentro desse contexto pedagógico. Como trazê-los para o mundo da linguagem diferente daquilo que é convencional? Aí pensamos nessas manifestações artísticas, porque elas trabalham vários tipos de linguagem”, disse.
Para o secretário, além de incentivar a leitura e o conhecimento, o projeto estimula o desenvolvimento do talento dos jovens. “Esse jovem tem outra expectativa, vive em um mundo diferente. Ele sobretudo precisa se sentir protagonista desse mundo. Esse evento serve para isso. Eles são os artistas”.
Risolia acredita que, ao reunir linguagens artísticas como dança, cinema, teatro, folclore, entre outras manifestações, a Semana de Arte estimula o interesse dos jovens pela leitura. ” A gente confronta os jovens com essas diversidades de linguagens. Criar este momento onde eles possam trocar experiências, conhecer entre outros tantos trabalhos que são feitos pela rede. Serve também como um estímulo”
Na quinta-feira, 5 de Julho, os estudantes do C. E. Profª Alvina Valério da Silva se apresentaram na 1ª Semana de Arte, com a coreografia de uma Dança afro-brasileira. Coordenados pela professora de Educação Artística, Luciane, os alunos deram um show de arte e representaram muito bem nosso município nesse primeiro evento que pretende abranger toda a rede estadual, e levar cultura de maneira moderna aos estudantes de nosso estado.
Alunos do nosso colégio que se apresentaram na 1ª Semana de Arte do Rio de Janeiro, e no centro, o Secretário de Educação, Wilson Risolia.
Veja mais fotos deste evento que foi um arraso aqui no Facebook!!

5 comentários:

  1. É com muito orgulho que planejamos e organizamos nossa apresentação neste evento. Nossos alunos, professores e todos que nos ajudaram estão de parabéns. Em meio a tanta crítica e dificuldades, apresentar algo desta natureza e em um evento tão grandioso só nos fortalece e nos faz refletir sobre nosso valor. Obrigada a todos que nos têm ajudado a levar o Alvina Valerio a se mostrar de forma positiva e bonita como nesse dia. Estou muito feliz, pois conseguimos mais essa vitória. Isso aí é o Alvina. Unidos somos fortes.

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo Diretora!!! Como sempre, engrandecendo o blog com sua palavras sinceras de gratidão! Muito obrigado mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Qual é o nome do grêmio mesmo hein???
    -AH! UNIDOS PELO ALVINA.
    É isso ai galera, Unidos por uma escola melhor e uma educação cade vez mais de qualidade.
    Parabéns a todos os alunos e a direção da escola.
    O Willian Moreno já havia comentado da União de vcs.
    Alunos + Bons Professores + Direção com ética, transparência e participação=
    o resultado é esse...
    OLHA, agora entendo porque o Willian ADORA essa escola.
    Parabéns.
    Att,
    Carol (Cortume Carioca)
    Presidente em exercício da UMES-GUAPI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!!! Lutemos por uma educação cada vez melhor em nossas escolas, e que todas, tenham sempre o companheirismo com a direção da mesma, pois a união faz a força, e desse modo, vencemos qualquer coisa!!!

      Excluir

Comente e expresse sua opinião sobre a publicação acima!