terça-feira, 17 de julho de 2012

Proteção Ambiental

17 de Julho - Dia de Proteção às Florestas


Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.

Florestas
têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.
Agora podemos perceber como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.

De acordo com a ONU:


As pessoas utilizam de 39 a 50%, ou talvez mais, da produção biológica do planeta, através de atividades como a agricultura e extração vegetal, por exemplo.
O mundo já perdeu metade de suas florestas.
Nos últimos 40 anos, a área per capita de floresta caiu mais de 50%: a média global anterior era de 1,2 hectares por pessoa e agora chegou a 0,6 hectares. Fatores que influenciam estes números: aumento populacional e, sem dúvida, o desmatamento das florestas.
As perdas florestais são mais significativas na Ásia, seguida pela África e pela América Latina.
Os países desenvolvidos são os que mais contribuem para o reflorestamento.
As florestas tropicais representam 50% da biodiversidade do mundo.
Contagem regressiva: se a destruição das florestas permanecer no ritmo que se encontra, dentro de cerca de 50 anos não teremos mais florestas tropicais originais.
As perdas florestais na América Latina e Caribe merecem atenção. Esta área tem cerca de metade de sua extensão coberta por florestas naturais, mas em cinco anos (de 1990 a 1995) houve uma perda de 3% desta cobertura.

Entre 1988 e 1997, o Brasil perdeu 15 milhões de hectares de área florestal, principalmente por causa de desmatamentos para fins agrícolas. E falando em floresta e Brasil, o que vem logo em nossa mente é a Floresta Amazônica, a maior do mundo. Para saber sobre ela, acesse o site Mundo Verde.

Eis algumas dicas de como você pode fazer a sua parte, ajudando as nossas florestas:

Não jogue pontas de cigarro acesas na mata;
Evite fazer fogueiras, principalmente num dia de muito vento. Uma fogueira pode dar início a um grande incêndio;
Não solte balões ou fogos de artifício na mata. Rojões e bombinhas tem um grande poder calórico, e muitas vezes, após o estouro, ainda permanecem com fogo e brasas, o que pode iniciar um foco de incêndio se caírem em terreno propício;
Procure comprar objetos de madeira extraída de áreas em reflorestamento. Certifique-se que o fornecedor é amigo do ambiente;
Evite comprar objetos de madeira extraída de árvores ameaçadas de extinção, como a castanheira, o pinheiro-do-Pará e o pau-brasil;
Controle o seu consumo de papel;
Use sempre os dois lados da folha de papel, antes de jogá-la fora;
Dê preferência à compra de papel reciclado;
Recicle seu papel;
Explique aos seus amigos e conhecidos a fundamental importância de nossas florestas para o planeta.


Preserve o verde, o mundo é seu!

2 comentários:

  1. Bela Postagem.
    Saudações estudantis
    LIDERRRRRRRRRRR

    Att,
    Carol
    T.3001-Cortume Carioca
    Presidente UMES-GUAPI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!!
      Todos nós temos que fazer a nossa parte. O planeta pertence a todos!!

      Excluir

Comente e expresse sua opinião sobre a publicação acima!