sexta-feira, 3 de agosto de 2012

De volta aos estudos

Dicas para a Volta às Aulas

É na escola que passamos a maior parte da nossa vida quando estamos na adolescência, por isso mesmo, precisamos tornar esse ambiente o mais legal possível. Conheça nossas dicas!

1 - É importante estar presente e se dedicar muito aos estudos durante o ano letivo. Lazer e descanso contínuo devem ficar restritos ao período de férias. Tenha responsabilidade.

2 – Se você ainda não tem uma agenda para organizar seus compromissos escolares está na hora de providenciar uma. Registre lições de casa, datas para entrega de trabalhos individuais e em grupo, pesquisas, visitas, atividades extraclasse e provas. A consulta diária ajuda no aproveitamento do tempo.

3 – Mantenha o horário das aulas em um lugar fácil de consultar, como por exemplo, na capa do caderno. Antes de ir para a escola, não esqueça os materiais que devem ser levados para as aulas de cada dia.

4 - Estudar apenas na véspera das provas não é uma boa estratégia. Dedique-se de forma contínua e aproveite as aulas para realizar tarefas e trabalhos e eliminar dúvidas.

5 – Notou que ficou com dúvidas mesmo depois da explicação? Não deixe para depois e pergunte ao professor. Colegas que não tiveram dúvidas também podem te ajudar.

6 - Organize o local de estudo em sua casa. Quanto mais tranquilo e silencioso for este local, melhor para sua concentração. TV, rádio, celular, iPod, não são bons parceiros para estes momentos.

7 - Reserve um horário fixo para fazer suas lições e atividades escolares. O hábito ajuda a estabelecer uma rotina diária de estudos.

8 - Não acumule trabalhos e exercícios e faça-os no mesmo dia em que foram pedidos. Além de ser mais fácil a sua realização em tempo mais próximo das aulas você diminui a chance de esquecimento.

9 – Não se esqueça que avaliações, trabalhos, lições e provas são oportunidades para melhorar o aprendizado. Seu principal objetivo não está na nota, mas seu resultado mostra como você está progredindo e quais dificuldades precisam ser superadas. São pistas preciosas que você deve aproveitar.

10 - Finalmente não se esqueça de reservar um tempo diário e semanal para as atividades de lazer que você mais gosta ou para colaboração em tarefas da casa ou da comunidade. Elas serão bem mais divertidas se você já tiver cumprido seus compromissos escolares.




0 comentários:

Postar um comentário

Comente e expresse sua opinião sobre a publicação acima!